domingo, 4 de março de 2012

HISTÓRIA DO GRUPO ESCOTEIRO DO MAR MAEMBIPE, 28º/SP



Esta ferramenta de comunicação tem por meta difundir e divulgar o Movimento Escoteiro e suas atividades, bem como registrar a história do 28º Grupo Escoteiro do Mar Maembipe, que tem por finalidade expandir a prática do escotismo e seus ideais na região do litoral norte paulista, construir uma sociedade melhor e formar melhores cidadãos.

Fundado na cidade de Ilhabela em 15 de novembro de 2008, o Grupo foi registrado com esse nome para homenagear a estória desse arquipélago maravilhoso. A ilha era chamada pelos silvícolas, antes da chegada dos portugueses, de Maembipe ou Meyembipe que significa “local de troca de mercadorias e resgate de prisioneiros” (“Dicionário de Topônimos Brasileiros de Origem Tupi” - Tibiriçá, Luiz Caldas). Era um tipo de área neutra onde as tribos podiam negociar.

Com este espírito intrínseco no significado de seu nome, a Instituição acredita ser um local de troca, não de mercadorias, mas de conhecimento; também de resgate, não de prisioneiros, mas dos valores contidos na Lei e na Promessa Escoteira disseminados aos jovens com o objetivo de construir um mundo melhor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário